• Imagem do colegiado de musica da uefs

Projeto Grupo de Dança-Teatro da UEFS

O projeto visa inserir a UEFS na rede de centros que fomentam a prática artística. Através de diversas intervenções artísticas como performances, espetáculos, happenings, saraus, etc., o Grupo de Dança-Teatro da UEFS se constitui como um constante incentivo para o desenvolvimento de talentos dos membros da comunidade universitária e também extra-universitária. A prática artística, ideada como uma serie de impactos efetivados dentro do campus da UEFS e também fora dele, mantém constante diálogo com práticas artísticas desenvolvidas na comunidade local, numa perspectiva interdisciplinar. Desde 2013, sob a coordenação da professora pertencente ao Colegiado do Curso de Licenciatura em Música (COLMUS), esta perspectiva tem como ponto de partida as possibilidades de diálogo entre a Música e outras áreas de conhecimento.

Atualmente o projeto desenvolve três ações:

1) Piano a 4 Artes: série de apresentações de repertório pianístico a 4 mãos em diálogo com os diversos cursos promovidos no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), a exemplo das Oficinas de Teatro, Dança, Artes Visuais, Museu Regional de Arte, entre outros. O objetivo é integrar a música com diferentes artes, além de possibilitar e fomentar espaço para a performance pianística para a comunidade local, professores e estudantes do curso de Licenciatura da UEFS. Grande parte das performances ocorrem no CUCA.

dança

2) JAM na UEFS: tem o propósito de desenvolver ações artístico-musicais com a participação das comunidades externa e acadêmica (estudantes, professores e funcionários), em diferentes espaços do campus universitário. Busca também favorecer espaço para o desenvolvimento de habilidades musicais discentes por meio da execução, criação e improvisação.

jam

3) Palestras Ilustradas de Pedagogias no Ensino de Instrumentos Musicais: em parcerias com o Projeto Sons e Teclas, a terceira ação complementa as anteriores, por acreditar que o ensino de instrumentos musicais possa ampliar as possibilidades performáticas locais. Assim, com a participação de professores do curso, outros programas e projetos de extensão vinculados ao curso e demais profissionais da área como ministrantes das palestras, a série possibilita a formação continuada de professores de instrumentos musicais.

palestra



Coordenação do projeto: Simone Marques Braga

Professores participantes: Claudia Ferreira

Colaboradores: Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), estudantes Haryany Lima (Música), Denise Ferreira (Música), Hismirlley (Direito), Naiane (Pedagogia), Moisés (Psicologia), Maria Paula (História), Vanessa Oliveira (Música), Jones Oliveira (Filosofia), Robson Sousa (Música), Luciano Nascimento (História) e Adson Junior (comunidade externa).

Bolsistas: Simone Gonçalves e Anderson Nascimento


Recomendar esta página via e-mail: