• Imagem do colegiado de musica da uefs

Projeto Sons e Teclas




É um Projeto que faz parte do Programa de Extensão Sons na UEFS, que visa o Ensino Coletivo de Piano/ Teclado de Formação continuada de professores de instrumentos musicais. O objetivo geral é desenvolver atividades voltadas para a musicalização de crianças, adolescentes e adultos através do ensino e execução musical em grupo envolvendo instrumentos de teclas. Tais atividades são desenvolvidas em duas perspectivas: 1ª) ensino coletivo de instrumentos de teclas;
2ª) formação continuada de professores para esta modalidade de ensino. Os objetivos específicos são: Musicalizar pessoas que ainda não tiveram contato com o instrumento musical; - Estudar técnicas para execução instrumental; - Desenvolver técnicas de acompanhamento de canções, a prática da improvisação e da leitura musical; - Proporcionar vivências musicais coletivas através da formação de uma orquestra de teclados infanto juvenil e adulta, executando arranjos próprios e/ou adaptados para esta formação; - Promover ensaios e apresentações em público, a fim de socializar os resultados; - Difundir o uso do teclado como instrumento musicalizador para professores ou futuros professores de música; - Promover formação inicial e continuada voltada para a metodologia do ensino de teclas em grupo; - Expor os resultados em seminários e apresentações em público; - Promover a cooperação e socialização entre os participantes do projeto; - Divulgar o trabalho do curso de licenciatura em música da UEFS junto à comunidade acadêmica e local e outras instituições, por meio de apresentações musicais. O processo de seleção é através de pré-inscrição via questionário online e posteriormente por sorteio eletrônico.
Atualmente, as Atividades de Ensino são divididas em duas turmas de adultos (segundas às 8:00 e terças às 15:00) e três turmas de crianças (segundas 13:50; 14:30 e terças às 14:00). A metodologia utilizada nas atividades de ensino fundamenta-se na abordagem C(L)A(S)P (Tocar, ouvir e criar) de Swanwick (2003). As Atividades de Formação funcionam mensalmente através de Workshop, masterclass, minicursos e palestras nas quartas às 17:30.

Coordenação do Projeto: Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos
Professores participantes: Cláudia Elisiane Santos e Simone Marques Braga
Bolsistas: Lorenna Margareth
Email: sonseteclas.ext@gmail.com


Recomendar esta página via e-mail: