• Imagem do colegiado de musica da uefs

Integrantes

PESQUISADORES:

- Bruno Werstermann

Bruno
Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atuou com pesquisa e desenvolvimento de materiais para o ensino de violão através da educação a distância, vinculado ao Centro de Artes e Educação Física/UFRGS (2006-2012), programa Pró-Licenciatura (2008-2012). Foi tutor do curso de Licenciatura em Música - modalidade a distância da UFRGS (PROLICENMUS) entre os anos de 2008 e 2012, professor do Curso de Licenciatura em Música - Modalidade à Distância da UnB/UAB e Professor Pesquisador e Coordenador de Tutoria do Curso de Licenciatura em Letras - Modalidade a Distância UAB/UEFS. Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ministrando disciplinas na área de Educação Musical, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical e Prática de Conjunto, além de ser o atual Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música. É membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (UEFS).

- Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos

Cládia
Doutora em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2018). Bacharel em Musica (habilitação Regência Coral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Especialista em Educação a Distância pela PUCRS (2012) e Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014). Foi tutora do curso de Licenciatura em Música - modalidade a distância da UFRGS (PROLICENMUS/2008-2012) e desde este período é integrante da equipe de pesquisa e desenvolvimento de materiais para o ensino de teclado através da educação a distância. Atua como professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nas áreas de Regência,Canto Coral e Educação Musical, atuando também como coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto Artes/Música. 

- Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos

imagem
Doutora em Educação Musical (UFBA), mestre em Educação Musical (UFBA), possui Especialização em Metodologia da Didática do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu e em Arte Educação pela Faculdade São Luís de França; é graduada em Piano pela Universidade Católica do Salvador (1993). Atuou como Professora formadora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (2011, 2013-2014) e como coordenadora de Área do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS) em 2014-2017. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA (UEFS), atuando no curso de Licenciatura em Música (LICEMUS). É coordenadora do Grupo de Estudos Autorregulação de Aprendizagem Musical, pesquisadora do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GecoM), atuando principalmente nos temas: autorregulação da aprendizagem, ensino de piano e teclado (individual e coletivo), ensino de música na escola, cognição musical e psicologia da música. Também é Analista Universitário na unidade de gestão cultural da UEFS, Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

- Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira Santana

Rosa
Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Música no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutoranda em Regência pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Regência pela UFBA (2015). Especialização em Metodologia do Ensino das Artes, pela FACINTER (2011). Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia, com ênfase em Regência (2006). Coordena o Programa de Extensão Sons da UEFS onde atua também como regente do Coral da UEFS. É Coordenadora do Programa Música na Escola da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, que engloba o ensino de música através do Canto Coral, Orquestra e Fanfarras e Regente da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil Princesa do Sertão. Atualmente é avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). Foi Diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UEFS, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UEFS e do Curso de Licenciatura em ARTES PARFOR/PROFORMA/UEFS e Vice Diretora do Departamento de Letras e Artes. Participante do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, com a pesquisa voltada para a Formação do Professor de Música. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: regência, regência coral e de grupo instrumental, ensino coletivo de instrumentos, educação musical, piano e música popular.

- Simone Marques Braga (líder)

Simone
Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA - 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA - 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP/Centro Universitário - 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT - 2004), Licenciatura em Educação Artística (Hab. em Musica - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário -1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário-1994). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atua junto ao Curso de Licenciatura em Música. Na UEFS, também coordena o Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas (Performa) e as ações vinculadas Piano a 4 Artes e JAM na UEFS. Também atuou como Coordenadora de Área do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS), de 2012 a 2018. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atuando principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de música e de artes, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.

- Tais Dantas da Silva (líder)

 Tais
Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014), mestre em educação Musical (2010) e Bacharel em Instrumento violoncelo (2004) pela mesma universidade. Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pelos componentes Educação Musical, Prática de Conjunto e Estágio Supervisionado. É lider do Sonoridades - Grupo de Pesquisa em Música, onde desenvolve o projeto de pesquisa ''Propostas Pedagógicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais''. Coordena o Programa de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais da UEFS e a Orquestra Sinfônica da UEFS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação musical e execução musical, atuando nos seguintes temas: formação de professores, cognição musical, performance musical, ensino coletivo de instrumentos musicais, ensino de violoncelo, formação e criação de grupos musicais.

- Vinicius Borges Amaro

Vinicius
Professor de Composição e Estruturação Musical da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bacharel, mestre e doutor em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como compositor, colaborou com grupos como OSUFBA (Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia), Camará Ensemble, Abstrai Ensemble, Percantus, Janela Brasileira, Quarteto Radamés Gnattali, e junto a Grupo Quiáltera, com Pedro Lyra e Vitor Rios, atuou na direção e criação da trilha musical do espetáculo teatral infanto-juvenil A Gema do Ovo da Ema (2008), indicado ao Prêmio Brasken de Teatro (2008) como melhor espetáculo da categoria. Participou da composição musical feita para o documentário Nanook do Norte, que foi executada ao vivo pelo grupo Nanook Ensemble, na abertura do Primeiro Festival de Documentários de Cachoeira, em 2010, e no I Seminário Internacional Ouvir o Documentário (música, vozes e ruídos), em 2012, sob regência do maestro José Maurício Brandão. Teve três músicas anexadas ao Banco Digital Sesc Partituras em 2012 e 2013. Em 2014 foi selecionado como bolsista (composição) para participar do 45º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e foi contemplado com o Prêmio Lindembergue Cardoso de Composição. Em 2016, com a obra Ritual Ifá, venceu o Concurso para Jovens Compositores, realizado pela OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), e com a obra Mandinga Nº 4 (Besouro Mangangá), foi contemplado com o Prêmio Funarte de Composição Clássica. É membro da OCA ? Oficina de Composição Agora ?, regente e conselheiro artístico do Camará Ensemble.

- Alan Silva de Souza

Alan
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Licenciatura em música. Atualmente estou graduando em licenciatura em música na Universidade Estadual de Feira de Santana. 

- Andeson Cleomar

Andeson
Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nas temáticas: educação musical, cultura e diversidade, culturas e histórias indígenas. Concluiu o curso de Iniciação Musical no Conservatório Pernambucano de música - 2011. Graduado em Licenciatura em Música (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) onde foi bolsista de Iniciação Científica (FAPESB). É pesquisador do núcleo de pesquisa da UEFS intitulado "Estudo Contemporâneo em Música" (CNPq). Pós Graduado em Educação Musical pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Mestrado em andamento no programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia - UFBA, na área de Etnomusicologia. 

- Camilo de Jesus Nascimento

Camilo
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Atualmente é técnico universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas - SIG, atuando principalmente nos seguintes temas: índice de desenvolvimento humano - idh, educação, dinâmica territorial, novas tecnologias e semi-árido. Graduando em Licenciatura em Musica na Universidade Estadual de Feira de Santana, participa como pianista e tecladista voluntario dos Grupos de Extensao Piano a 4 Artes e JAM, dentro do PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicai, vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. 

- Caroline dos Santos Lopes

Caroline
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estudante de Bacharelado em Instrumento de Orquestra pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós Graduanda em Musicoterapia pela Faculdade de Candeias (FAC) e duas formações interrompidas: Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe) e Web Design pela Gracom School of Visual Effects. Iniciou sua carreira de docência em 2008 e atualmente é professora e coordenadora dos cursos de música (Violão, Teclado ,Flauta Doce, Percussão e Prática de Conjunto) do Serviço Social do Comércio (SESC) em Feira de Santana e professora de Piano e Violão em grupo na Academia Prelúdio, além de atuar como flautista e cantora em contratações de bandas e estúdios de gravação. Já atuou como professora de Flauta Transversal, Teoria Musical e História da Música no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA); Monitora do Projeto Sopro Novo YAMAHA; professora de musicalização para bebês e crianças em creches ; professora de música no auxílio do aprendizado de inglês no Colégio Helyos com o Ensino Médio e na Joy Club com crianças; teve experiência com pessoas cegas no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP - DV) de Feira de Santana, com pessoas surdas na Igreja Batista do Sobradinho e com Síndrome de Down na Clínica de Fonoaudiologia Comunicare; é fundadora e componente da banda infantil Grupo Cabriola.

- Isabela Dantas dos Santos

 Isabela
Atualmente cursa Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é instrutora de sopros (madeiras) e oboísta no programa Neojiba (Núcleo de Feira de Santana). Professora de Iniciação Musical com Flauta Doce e coral na Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro. Atua como Monitora de Musicalização e Iniciação Musical com Flauta Doce no Bairro Queimadinha através do Programa Neojiba. Atuou como bolsista de iniciação a docência (Pibid) na Universidade Estadual de Feira de Santana.

- Laís de Souza Silva

 Laís
Graduanda em Licenciatura em Música - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Subprojeto Musicando a Escola ( PIBID de Música - UEFS), de março de 2017 a fevereiro de 2018 e como bolsista de Iniciação Científica (PROBIC-UEFS), de agosto de 2018 a julho de 2019. É bolsista de Iniciação Tecnológica (CNPq).

- Larissa Carvalho Gonçalves

Larissa
Possui Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) durante os anos de 2014-2017 no subprojeto Musicando a Escola, foi bolsista do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) durante os anos de 2017-2018; Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música; Tem experiência na área de Educação Musical, com ênfase em Instrumentação Musical. Suas pesquisas têm abordado os seguintes temas: Educação Musical na escola básica; O canto coletivo nas escolas do Pibid de Música; em Feira de Santana.

- Maria Vanessa Brito de Oliveira Queda

 Maria Vanessa
Graduanda do curso de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no período de outubro de 2016 a fevereiro de 2018, atuando no Colégio Municipal Joselito Falcão Amorim em Feira de Santana-Ba. Desde 1997 atuou como Cantora e musicista tendo participado de varias bandas de diferentes gêneros musicais (Jazz, Latin jazz, Bossa Nova, Forró, Axé, Pop, Mpb). Durante o período de 2007 a 2015 fez apresentações musicais e participou de Jam Sessions na Alemanha e outros países da Europa. Como produtora musical cuidou das questões relacionadas a repertório e organização da logística e dos recursos necessários para apresentações musicais. Ainda na Alemanha lecionou Iniciação Musical e Ritmos brasileiros para crianças e adolescentes. Desde 2018 atua como Bolsista de Extensão no Performa ( Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas). Membro do (GECOM) Grupo Estudos Contemporâneos em Música, ao qual colabora com a pesquisa de TCC sobre a Percussão e as contribuições para a formação dos professores de música.

- Paulo Roberto Simões Torres

Paulo
Graduando do Curso de Licenciatura em Música, pelo Departamento de Letras e Artes na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Tem experiência na área de desenvolvimento de Projetos pedagógicos musicais na Escola por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, ao qual foi bolsista. Integrante do Grupo Estudo Contemporâneos em Música (GecoM) e atua como voluntario na ação extensionista JAM na UEFS (Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais). 

- Rosinalva Fernandes dos Santos

Rosinalva
Possui graduação em Música Sacra - Seminário Teológico Batista Independente do Nordeste (2013). Cursou musicalização através da flauta doce Sopro Novo Yamaha, tem experiência na área de canto e musicalização, Faz o curso de licenciatura em música na Uefs.

- Vanessa Victória Silva Pereira

 Vanessa
Graduanda em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi bolsista do PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais, atuando na ação extensionista Piano a 4 Artes com o plano de trabalho Popularizando o Piano através da Música Popular de julho de 2018 até julho de 2019. Participou em 2018 como voluntária no Programa de Extensão: Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais como instrumentista do Grupo de Violões da UEFS. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto Musicando a Escola de março de 2017 a fevereiro de 2018, atuando no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Ensino Médio).

- Wellington Nonato dos Santos

Wellington
Graduando em Licenciatura em Música - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é o Bolsista responsável pela ação extensionista Piano a 4 artes e atua como voluntário executando teclado e piano na ação extensionista JAM na UEFS, ambas fazendo parte do PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicai, vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID de Música - UEFS) no Centro Juvenil de Ciência e Cultura/Feira de Santana. Atua como Oficineiro credenciado no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) habilitado tecnicamente na área de Piano/teclado. Possui graduação em Sistemas Para Internet pela Faculdade Anísio Teixeira (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design Gráfico. 

Recomendar esta página via e-mail: