• Imagem do colegiado de musica da uefs

Integrantes

PESQUISADORES:

- Andeson Cleomar


Anderson Cleomar

Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nas temáticas: educação musical, cultura e diversidade, culturas e historias indígenas. Concluiu o curso de Iniciação Musical no Conservatório Pernambucano de música -2011. Graduado em Licenciatura em Música (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) onde foi bolsista de Iniciação Científica (FAPESB). É pesquisador do núcleo de pesquisa da UEFS intitulado "Estudo Contemporâneo em Música" (CNPq). Pós-Graduado em Educação Musical pelo Centro Universitário Claretino de Batatais. Mestrado em andamento no programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia - UFBA, na área de Etnomusicologia.

Lattes

- Bruno Werstermann

bruno

Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atua desde o ano de 2006 com pesquisa e desenvolvimento de materiais para o ensino de violão através da educação a distância, vinculado ao Centro de Artes e Educação Física/UFRGS (2006-2012), programa Pró-Licenciatura (2008-2012) e atualmente ao Grupo de Pesquisa em Educação Musical e Ensino de Instrumentos Musicais. Foi tutor do curso de Licenciatura em Música - modalidade a distância da UFRGS (PROLICENMUS) entre os anos de 2008 e 2012, professor do Curso de Licenciatura em Música - Modalidade à Distância da UnB/UAB. Ocupa o cargo de Professor Auxiliar na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)., ministrando disciplinas na área de Educação Musical, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical e Prática de Conjunto. Atua como Professor Pesquisador e Coordenador de Tutoria do Curso de Licenciatura em Letras - Modalidade a Distância UAB/UEFS.

Lattes


- Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos

claudia


Doutora em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2018). Bacharel em Música (habilitação Regência Coral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Especialista em Educação a Distância pela PUCRS (2012) e Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014). Foi tutora do curso de Licenciatura em Música - modalidade a distância da UFRGS (PROLICENMUS/2008-2012) e desde este período é integrante da equipe de pesquisa e desenvolvimento de materiais para o ensino de teclado através da educação a distância. Atua como professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nas áreas de Regência e Educação Musical, atuando também como coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto Musicando a Escola.

Lattes

- Larissa Carvalho Gonçalves

lari


Possui Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) durante os anos de 2014-2017 no subprojeto Musicando a Escola, foi bolsista do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) durante os anos de 2017-2018; Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música; Tem experiência na área de Educação Musical, com ênfase em Instrumentação Musical. Suas pesquisas têm abordado os seguintes temas: Educação Musical na escola básica; O canto coletivo nas escolas do Pibid de Música; em Feira de Santana

Lattes

- Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira Santana

rosa

Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Música no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutoranda em Regência pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Regência pela UFBA (2015). Especialização em Metodologia do Ensino das Artes, pela FACINTER (2011). Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia, com ênfase em Regência (2006). Atualmente é Diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UEFS. Coordena o Programa de Extensão Sons da UEFS onde atua também como regente do Coral da UEFS. É Coordenadora do Programa Música na Escola da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, que engloba o ensino de música através do Canto Coral, Orquestra e Fanfarras e Regente da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil Princesa do Sertão. Atualmente é avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UEFS e do Curso de Licenciatura em ARTES PARFOR/PROFORMA/UEFS e Vice-Diretora do Departamento de Letras e Artes. Participante do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, com a pesquisa voltada para a Formação do Professor de Música. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: regência, regência coral e de grupo instrumental, ensino coletivo de instrumentos, educação musical, piano e música popular.

Lattes

- Simone Marques Braga (líder)

simone

Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA - 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA - 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP Centro Universitário - 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT - 2004), Licenciatura em Educação Artística (Hab. em Musica - Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário-1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário-1994). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Dança-Teatro da UEFS, foi Coordenadora de Área do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS), de 2012 a 2018. Professora credenciada no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atua principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores de música, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.

Lattes

- Tais Dantas da Silva (líder)

 tais

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014), mestre em educação Musical (2010) e Bacharel em Instrumento violoncelo (2004) pela mesma universidade. Realizou doutorado sanduíche na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pelos componentes Educação Musical, Prática de Conjunto e Estágio Supervisionado. É líder do Sonoridades - Grupo de Pesquisa em Música, onde desenvolve o projeto de pesquisa “Propostas Pedagógicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais”. Coordena o Programa de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais da UEFS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação musical e execução musical, atuando nos seguintes temas: formação de professores, cognição musical, performance musical, ensino coletivo de instrumentos musicais, ensino de violoncelo, formação e criação de grupos musicais.

Lattes


- Cibele Assis de Souza

cibele


Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Lattes


- Denise Ferreira Santos

 deni

Estudante do curso de Licencianda em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atualmente trabalha como Monitora de Canto no Programa Música na Escola da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Atua como bolsista do Projeto de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais, vinculada a Orquestra Sinfônica da UEFS Atuou como bolsista de Monitória no Programa Interdisciplinar " Roda que Conta e Canta”, vinculado a disciplina EDU925 Formação de Contadores de Histórias: Conta Comigo.

Lattes


- Eliabe Amorim Oliveira

 eliabe

Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana. Ativo no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência de Março/2015 até Fevereiro/2018. No ano de 2017, como monitor de violão no Programa Mais Futuro. Professor de violão na Igreja Batista Alvorada - Feira de Santana, 2016. Professor na Creche Casa Amarela, Feira de Santana.

Lattes


- Isabela Dantas dos Santos

 isabella

Atualmente cursa Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é instrutora de sopros (madeiras) e oboísta no programa Neojiba (Núcleo de Feira de Santana). Professora de Iniciação Musical com Flauta Doce e coral na Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro. Atua como Monitora de Musicalização e Iniciação Musical com Flauta Doce no Bairro Queimadinha através do Programa Neojiba. Atuou como bolsista de iniciação à docência (Pibid) na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Lattes


- João Pedro Santos Nascimento

 
joao


Estudante do Ensino Médio no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Imobiliários.

Lattes


- Julia Silva Carvalho Magalhães

 julia

Com sua iniciação no mundo da música através do Canto Coral, atua desde o primeiro ano da licenciatura em Música com prática vocal, canto coletivo e corais. Iniciando a partir de julho de 2015 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e atuando no mesmo, em intervenções semanais nas aulas de artes até sua pausa, no fim de 2017. Passando, a partir de outubro de 2017 a atuar como monitora no programa da Secretaria de Educação do Município de Feira de Santana, Música na Escola na modalidade de Canto Coral, onde organiza corais em três escolas da educação Fundamental I e II, onde trabalhou até agosto de 2018. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), onde desenvolve um plano de trabalho voltado para a criação de ferramentas de divulgação online das contribuições acadêmicas do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música - GecoM.

Lattes


- Laís de Souza Silva

 lais

Graduanda em Licenciatura em Música - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música - UEFS), de março de 2017 a fevereiro de 2018. Bolsista de Iniciação Científica (UEFS).

Lattes


- Maria Vanessa Brito de Oliveira Queda

 vanessa

Graduanda do curso de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no período de outubro de 2016 a fevereiro de 2018, atuando no Colégio Municipal Joselito Falcão Amorim em Feira de Santana-Ba. Desde 1997 atua como Cantora e musicista tendo participado de varias bandas de diferentes gêneros musicais (Jazz, Latin jazz, Bossa Nova, Forró, Pop, Mpb). Durante o período de 2007 a 2015 fez apresentações musicais e participou de Jam Sessions na Alemanha e outros países da Europa. Como produtora musical cuidas das questões relacionadas a repertório e organização da logística e dos recursos necessários para apresentações musicais. Ainda na Alemanha lecionou Iniciação Musical e Ritmos brasileiros para crianças e adolescentes.

Lattes



- Vanessa Victória Silva Pereira

 vanessinha

Graduanda em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é bolsista do Projeto de Extensão Grupo Dança-Teatro UEFS e atua na ação extensionista Piano a 4 Artes com o plano de trabalho “Popularizando o Piano através da Música Popular”. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Subprojeto Musicando a Escola de março de 2017 a fevereiro de 2018, atuando no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Ensino Médio) e desenvolveu juntamente com outros bolsistas, a coordenadora Profª. Drª. Simone Marques Braga e Supervisora Sandra Sandes Bittencourt Melo, o projeto Tropicalizando a Notação Musical. 

Lattes

Recomendar esta página via e-mail: