• Imagem do colegiado de musica da uefs

Eventos

Livro "Tocar, Cantar e Criar: a composição no ensino de música", publicado pela UEFS Editora, organizado por Simone Braga e Mônica Cajazeira

lancamento              ufba

O livro foi uma das ações do Grupo Estudos Contemporâneos em Música, ao agregar questões pensadas e discutidas nas linhas de pesquisa Formação de Professores de Música, Tecnologia no Ensino de Música, Práticas Pedagógicas Musicais Escolares e performance Musical. A produção aborda a interface entre Composição e Educação Musical direcionada para a formação de professores de música. Na primeira parte, são apresentados artigos que discorrem sobre a Composição enquanto ferramenta da e para Educação Musical, ao contemplar reflexões e relatos de experiências realizadas em cursos de licenciatura em música, sendo ilustradas com partituras das composições geradas. Já na segunda parte, são apresentadas composições e arranjos musicais voltados para variados níveis e instrumentos musicais como piano, flauta-doce, violão, quarteto de cordas, conjunto de clarinetas, conjuntos instrumentais, entre outros, onde os autores tecem considerações didáticas para a utilização das músicas em variadas situações de ensino.

O livro foi lançado na UEFS, em novembro de 2018. Todavia, esse lançamento foi e será ampliado em outras instituições de ensino, na maioria das vezes acompanhado de minicurso contemplando o tema composição/ed.musical, conforme informações a seguir:

1) Lançamento na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES: dia 22/04/19
    Roda de conversa com a participação com alguns autores do livro
2) Lançamento na Escola de Música Villa-Lobos, Teixeira de Freitas/BA: dia 26/04/19
    Minicurso A criação musical na sala de aula, ministrado por Simone Braga
3) Lançamento na Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA: dia 17/05/19
    Minicurso A composição de Microcanções Escolares CDG, ministrado por Claudia Santos
4) Lançamento na Unopar, polo Porto Seguro/BA: dia 19/05/19
    Minicurso A criação musical na sala de aula, ministrado por Simone Braga

Organizadoras: Simone Marques Braga e Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos

Autores: Pedro Carneiro (UEFS), Alexandre Freitas (UFES), Valéria Marques (UFPA), Hermilo Santana (UFBA), Claudia dos Santos (UEFS), Helena Nunes (UFRGS/UFBA), Leonardo Nunes (UFBA), Jaqueline Leite (UFBA/UCSAL), Ernesto Hartmann (UFES), Marcos di Silva (UFBA), Guilherme Bertissolo (UFBA), Tais Dantas (UEFS), Bruno Westermann (UEFS), Rosa Eugênia Villas Boas (UEFS), Yuri Barreto (UFBA/IFPE), Rosana Braga (UFBA/UDESC), Lucas Silva (UEFS), Caroline Lopes (UEFS), Joedson Barbosa (UEFS),  Luiz Cerqueira (UEFS), Eder Rios (UEFS), Luciano Leocádio (UEFS), Leones Nascimento (UEFS) e Patricia Camara (UEFS)


II Jornada Pedagógica Ensino de Música na Escola

       ascom

O Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizou nos dias 14 e 15 de março, a 2° Jornada Pedagógica “Ensino de Música na Escola”, como programação para o início do semestre 2019.1.

A Jornada promoveu uma mesa redonda sobre a composição no ensino musical, para discutir e propor novas atividades para serem desenvolvidas no ensino da música na escola. A professora Simone Marques Braga, coordenadora do GECOM, afirmou que o evento teve o intuito de dialogar com a utilização da composição voltada para o trabalho na sala de aula, “O foco da jornada é o ensino de música na escola. Mostramos que isso também pode ser aprendido, desenvolvido e, principalmente, pode ser ensinado e utilizado como uma ferramenta pedagógica.”

No evento, houve o lançamento do e
spaço virtual do GECOM, que tem a finalidade de se tornar meio de divulgação de eventos e a produção de membros do grupo. O Minicurso “A Composição Musical na Escola: Caminhos e Diretrizes Pedagógicas”, apresentado pelos professores Josinaldo Gomes e Vinicius Borges Amaro, encerrou a programação.

Para o professor Josinaldo, “a composição não é algo fechado somente aos compositores, qualquer pessoa pode criar uma composição. Então, é dar possibilidades para que os alunos possam desenvolver essa prática de composição nas próprias aulas”.

Texto extraído do site da UEFS, elaborado pela Ascom: http://www.uefs.br/2019/03/2420/Jornada-Pedagogica-abordou-o-ensino-da-musica-na-escola.html
cartaz


GecoM na ABEM Nordeste 2018

Membros do GecoM participaram do XIV Encontro Regional Nordeste promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), ocorrido entre os dias 19 a 21 de setembro, na cidade de salvador, Bahia. O evento contou com a participação da profª Simone Braga na comissão organizadora, mais especificamente na Coordenação dos Minicursos. Dentre os minicursos realizados, destaca-se o que contou com a socialização de parte da pesquisa desenvolvida por um dos membros do grupo, Andeson Cleomar. Intitulado “Vivências Musicais Indígenas Pankararu”, os participantes foram convidados a vivenciar músicas e torés a partir da concepção do povo indígena Pankararú. Estiveram auxiliando no desenvolvimento do minicurso Eliabe Amorim e Claudia dos Santos.

 

imagem galera

 

 




Outra participação foi na apresentação da comunicação oral “A extensão e a formação de professores” proferida por Simone Braga, Simone Gonçalves, Vanessa Oliveira, Vanessa Victória e Anderson Silva. Apesar do relato de uma experiência desenvolvida em uma atividade de extensão, a comunicação sinalizou para o diálogo presente entre a atividade e a pesquisa, visto que a extensão está se transformando por alguns membros como o principal objeto de investigação.


galera 2

 

 Para acessar clique aqui



2018: Novos membros no GecoM

O ano de 2018 conta com a participação de novos membros no GecoM, ampliando a quantidade de participantes: 04 professores vinculados a UEFS, 01 recém licenciada em música, 08 estudantes, sendo 02 bolsistas de extensão, 01 bolsista de iniciação a tecnologia e inovação e 03 bolsistas de iniciação cientifica. Além também da participação de 01 estudante da educação básica local, que é bolsista de iniciação científica júnior.


galera na sala

 

 



Além de novos membros, também houve mudança em relação a dinâmica dos encontros do grupo. A cada reunião um dos professores conduz discussão e reflexões acerca de temas pertinentes para pesquisa a exemplo de metodologias, seleção de instrumentos de coleta, formulação de problemas e hipóteses, entre outros. Também nos encontros é realizado pelos membros breve apresentação das pesquisas em andamento. A socialização oportuniza discussões que emergem reflexões, novos olhares e redirecionamento para as investigações em desenvolvimento.


Notícia 3: Socialização de pesquisas no XXII Semic na UEFS

A UEFS também se inseriu na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia através da realização do XXII Seminário de Iniciação Cientifica na 2018 – UEFS, ocorrido entre os dias 15 a 19 de outubro. Com o objetivo de expor e discutir os resultados das pesquisas realizadas por estudantes dos diferentes Programas Institucionais de Iniciação Científica, propiciando a interação com pesquisadores das respectivas áreas de conhecimento, o evento também promoveu a inserção dos estudantes no domínio dos códigos científicos e tecnológicos, possibilitando a formação de jovens pesquisadores e futuros profissionais conscientes de uma atuação ética e responsável na sociedade.

Do GecoM participaram Larissa Carvalho com a apresentação da comunicação oral “O canto coletivo nas escolas do Pibid de Música”, ex-bolsista IC (Fapesb) e João Pedro Nascimento com a apresentação do pôster “Música na Escola: Investigando Práticas Pedagógicas musicais”, bolsista IC Junior (CNPq).]

Para acessar clique aqui


galera 4   imagem 5

 

 

 



Recomendar esta página via e-mail: