• Imagem do colegiado de musica da uefs

Componentes Optativos - 2019/2

LET 622 - APRECIAÇÃO MUSICAL

Turma: TP02
Docente: Pedro Carneiro
Vagas externas oferecidas: 30
Horário: Quartas (13:30 as 16:30)
Carga horária semestral: 45h
Local: UEFS

Turma: TP01
Docente: Pedro Carneiro
Vagas externas oferecidas: 30
Horário: Segundas (07:30 as 10:30)
Carga horária semestral: 45h
Local: UEFS

Ementa: O componente objetiva promover a construção de conhecimento musical a partir: da reflexão acerca de conceitos de música que considerem as experiências pessoais e o consenso contextual; da audição contextualizada de músicas de diferentes culturas, gêneros e períodos históricos; e do reconhecimento básico de elementos como timbre, textura, ritmo, dinâmica, forma, estilo, gênero. Num outro momento acorre a apresentação de informações fundamentais acerca da prática e da produção musical ocidental, desde a Antiguidade até os dias atuais. Através da apresentação de filmes e documentários, é também proposta do componente incentivar a reflexão crítica acerca de aspectos da música no comportamento humano e estabelecer discussões sobre a diversidade musical brasileira.


DLA 224 – PRÁTICA MUSICAL EM SAMBA E CHORO

Docente: Aaron Lopes
Vagas externas oferecidas: 10
Horário: Segundas (15:30 as 18:30)
Carga horária semestral: 45h
Local: Auditório 1 (Módulo 1)

Ementa: Formar um conjunto instrumental para execução de sambas e choros clássicos e contemporâneos. Estudar a história dos dois gêneros, os aspectos generativos e constitutivos da construção e consolidação de ambos na cultura musical brasileira, bem como os seus principais músicos e compositores. Estudar, de maneira prática, os repertórios tradicionais do choro e as especificidades técnicas necessárias para sua execução, de acordo com o instrumento musical de cada aluno.


DLA 213 - PRÁTICA DE ORQUESTRA II

Docente: Tais Dantas
Vagas externas oferecidas: 07
Horário: Quartas de 13:30 as 16:30
Carga horária semestral: 45h
Local: Auditório 1 (Módulo 1)

Ementa: Prática instrumental a partir da formação de orquestra sinfônica. Desenvolvimento de repertório voltado para orquestra; estudos de obras e arranjos de diversos autores, gêneros e períodos musicais, de acordo com os instrumentos disponíveis; estudo e aprofundamento da técnica instrumental e aspectos interpretativos; apresentações em público. 

Pré-requisito: possuir o instrumento, ter experiência na prática instrumental e leitura de partituras.

Obs.: Não serão efetuadas matrículas para os seguintes instrumentos: violão, guitarra, baixo elétrico, flauta doce, gaita e escaleta.


DLA 228 – TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTUDO EM MÚSICA VII – (POR UMA HISTÓRIA DA MÚSICA DA ÁFRICA)

Docente: Luciano André
Vagas externas oferecidas: 10
Horário: Quintas (15:30 as 18:30)
Carga horária semestral: 45h
Local: LIAL (Módulo 2)

Ementa: Revisão sistemática de literatura disponível onde se possa coletar informações sobre a História da Música da África. Processo de reflexão crítica coletiva sobre as questões que aflorarem da literatura. Construção de uma epistemologia possível, a partir das informações coletadas e dos resultados do processo de reflexão.


DLA227 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTUDO EM MÚSICA VI (PRODUÇÃO MUSICAL APLICADA II) 

Docente Responsável: Luan Sodré
Vagas externas oferecidas: 10
Horário: Terças (19:00 as 22:00)
Carga horária semestral: 45h
Local: Auditório 1 (Módulo 1)

Ementa: Estudo dos elementos que compõem os diferentes âmbitos da produção de um espetáculo musical. Produção musical; produção executiva; produção cênica; técnica do espetáculo. Atividade prática de produção de um espetáculo musical, envolvendo todos os elementos estudados. Estudo das tecnologias ligadas à realização de um espetáculo musical.


DLA229 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTUDO EM MÚSICA VIII (MÚSICA E MÍDIAS DIGITAIS) 

Docente Responsável: Bruno Westermann
Vagas externas oferecidas: 10
Horário: Quartas (13:30 as 16:30)
Carga horária semestral: 45h
Local: LIAL (Módulo 2)

Ementa: Estudo de conceitos relacionados às tecnologias digitais e à cultura digital. Implicações das tecnologias digitais na música: processos criativos e seus produtos; formas de distribuição e acesso; características de consumo. Análise crítica dos processos relacionados à música e audiovisual na era da internet. Tecnologias digitais e o ensino de música. Produção de conteúdo em áudio e vídeo. Elementos básicos da gravação e edição de áudio e edição de vídeo.


LET 643 – CANTO POPULAR

Docente: Cláudia Elisiane
Vagas externas oferecidas: 12
Horário: Segundas (13:30 as 17:30)
Carga horária semestral: 60h
Local: LIAL (Módulo 2) 

Ementa: O componente em questão propõe, através de aspectos teóricos e práticos, um estudo da fisiologia da voz voltado para o canto popular. O curso abordará conhecimentos sobre as diferentes técnicas de respiração, empostação, identificação de registros para classificação de voz, bem como técnicas interpretativas solo e de backing vocal, voltadas para os diferentes gêneros musicais 


DLA215 – MÚSICA E CULTURA BAIANA

Docente: Aaron Lopes
Vagas externas oferecidas: 10
Horário: Quartas (15:30 as 18:30)
Carga horária semestral: 45h
Local: UEFS

Ementa: Estudar a cultura baiana e as manifestações musicais dela oriundas, buscando entender os processos históricos e culturais de sua formação e a sua importância para a identidade cultural local, tendo como foco as manifestações musicais populares de cultura oral negras, indígenas, caboclas e urbanas; a música popular (tradicional, sertaneja e massiva); e a música de concerto e suas vanguardas artísticas.
Recomendar esta página via e-mail: