• Imagem do colegiado de musica da uefs

Período Letivo Extraordinário 2019.2

COMPONENTES OBRIGATÓRIOS


LET679 - PESQUISA MUSICAL I
Docentes: Aaron Lopes, Bruno Westermann, Cláudia Santos, Doraneide Limeira, Luan Sodré, Pedro Carneiro, Rosa Eugênia Vilas Boas, Vinícius Amaro
Horário: a combinar
Carga horária período: 30h

LET681 - PESQUISA MUSICAL iii

Docentes: Aaron Lopes, Bruno Westermann, Cláudia Santos, Doraneide Limeira, Josinaldo Gomes Batista, Luan Sodré, Luciano Caroso, Pedro Carneiro, Rosa Eugênia Vilas Boas, Simone Braga, Taís Dantas
Horário: a combinar
Carga horária: 30h

---

COMPONENTES OPTATIVOS


LET 622 - APRECIAÇÃO MUSICAL
Natureza: Disciplina Optativa
Docentes: Aaron Roberto de Mello Lopes, Doraneide T. Limeira, Luciano Caroso, Josinaldo Gomes, Vinícius Amaro
Horário: 3ª feira, 15h–18h
Carga horária semestral: 45h
Recursos: Google Meet, Google Sala de Aula, Google Chat, Grupo Privado do Facebook
Vagas oferecidas: 25 vagas para estudantes calouros do Curso de Música; 10 vagas para estudantes do Curso de Música dos demais semestres; 15 vagas para estudantes de outros cursos

Ementa: O componente objetiva promover a construção de conhecimento musical a partir: da reflexão acerca de conceitos de música que considerem as experiências pessoais e o consenso contextual; da audição contextualizada de músicas de diferentes culturas, gêneros e períodos históricos; e do reconhecimento básico de elementos como timbre, textura, ritmo, dinâmica, forma, estilo, gênero. Num outro momento acorre a apresentação de informações fundamentais acerca da prática e da produção musical ocidental, desde a Antiguidade até os dias atuais. Através da apresentação de filmes e documentários, é também proposta do componente incentivar a reflexão crítica acerca de aspectos da música no comportamento humano e estabelecer discussões sobre a diversidade musical brasileira.

---

LET683 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTUDO EM MÚSICA II - FORMAÇÃO DE NARRADORES ORAIS: CONTA COMIGO!
Natureza: Disciplina Optativa
Docentes: Simone Braga, Bruno Westermann
Horário: 3ª e 5ª feira, 9h30 – 12h30
Carga horária: 60h
Recursos: Moodle, Google Meet, You Tube, Facebook, Instagram, Zoom
Vagas oferecidas: 15 vagas para estudantes do Curso de Música; 15 vagas para estudantes de outros cursos

Ementa: A tradição oral e o conto de tradição oral; leitura e contação de histórias: afinidades e especificidades; a arte de contar histórias; memória e repertório do contador; práticas e possibilidades de contação de histórias em espaços escolares e não escolares.

---

LET 685 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTUDO EM MÚSICA IV - MÚSICA POPULAR NO BRASIL E INDÚSTRIA CULTURAL
Natureza: Disciplina Optativa
Docentes: Aaron Lopes, Luciano Caroso
Horário: 3ª feira, 9h30–12h30
Carga horária: 60h
Recursos: Google Meet, Google Sala de Aula, Google Chat, Grupo Privado do Facebook
Vagas oferecidas:  25 vagas para estudantes do Curso de Música; 15 vagas para estudantes de outros cursos

Ementa: Estudar o conceito de indústria cultural e os impactos das transformações tecnológicas na música popular brasileira. Fazer uma abordagem historiográfica da música popular brasileira ao longo do século XX, através do desenvolvimento dos gêneros musicais e movimentos musicais e culturais, surgidos em cada período histórico. Discutir relações de música x mercado, a partir do contexto do músico profissional, considerando as transformações na história, mas aprofundando as discussões sobre características e perspectivas da indústria da música no cenário atual, em nível local e nacional.

---

DLA229 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTUDO EM MÚSICA VIII - MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Natureza: Disciplina Optativa
Docentes: Taís Dantas
Horário: 3ª feira, 9h30 – 12h30
Carga horária: 45h
Recursos: WhatsApp, YouTube, Google Meet
Vagas oferecidas: 10 vagas estudantes do Curso de Música

Ementa: Reflete sobre os fundamentos do ensino de música na infância, tais como: concepções de infância e educação; neurodesenvolvimento Infantil e a Aprendizagem Musical. Discute sobre as pedagogias ativas no ensino de música, como os principais precursores e as tendências atuais. Revisa as orientações para o ensino de Música e a BNCC. Discute as possibilidades de metodologias de ensino e formação de repertório de atividades para o ensino de música na educação Infantil. Estuda conteúdos e executa planejamento da aula de música na educação infantil.

---

DLA 331 –TECNOLOGIAS DO ESPETÁCULO I (CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA)
Natureza: Disciplina Optativa
Docentes: Luan Sodré, Bruno Westermann
Horário: 4ª feira, 19h – 22h
Carga horária período: 45h
Recursos: Moodle, WhatsApp, YouTube, Google Meet, BandLab for Education
Vagas oferecidas: 25 vagas para estudantes do Curso de Música; 05 vagas estudantes para outros Cursos

Ementa: Estudo dos elementos que compõem a cadeia produtiva da música: atividades que se articulam de maneira progressiva desde a concepção até o produto final. Estudo sistemático das fases de Pré-produção, Produção, Distribuição, Divulgação, Comercialização e Consumo do produto artístico musical.

---

DLA225 – SOCIOLOGIA DA MÚSICA
Natureza: Disciplina Optativa
Docente: Pedro Carneiro
Horário: 2ª feira,  7h30/9h30
Carga horária período: 45h
Recursos: Google Meet
Vagas oferecidas: 25 vagas para o Curso de Música

Ementa: A música e os músicos como objeto sociológico: a reflexão sobre música na produção sociológica e musicológica. A música como fato social: produção e recepção da música na sociedade. Principais perspectivas e tendências teóricas. Música e sociologia do gosto. Funções sociais da música. Contextos sociais de produção, circulação e apropriação da música.

---

ATIVIDADES COMPLEMENTARES E CURSOS DE EXTENSÃO


CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA
Natureza: Atividade de Extensão
Docentes: Luan Sodré, Bruno Westermann
Horário: 4ª feira, 19h – 22h
Carga horária período: 45h
Recursos: Moodle, WhatsApp, YouTube, Google Meet, BandLab for Education
Vagas oferecidas: 15 vagas 

Ementa: Estudo dos elementos que compõem a cadeia produtiva da música: atividades que se articulam de maneira progressiva desde a concepção até o produto final. Estudo sistemático das fases de Pré-produção, Produção, Distribuição, Divulgação, Comercialização e Consumo do produto artístico musical.

---

PERCANTO: CANTO E PERCEPÇÃO MUSICAL
Natureza: Atividade Complementar
Docentes: Cláudia Elisiane, Doraneide T. Limeira, Josinaldo Gomes, Rosa Eugênia Vilas Boas, Vinicius Amaro
Horário: 2ª e 4ª feira, 10h – 12h
Carga horária: 70h
Recursos: Google Meet, WhatsApp
Vagas oferecidas: 25 vagas para estudantes do Curso de Música

Ementa: Oficina destinada à promoção de um conjunto de experiências formativas associadas ao estudo de aspectos básicos da teoria e percepção musical, tais como ritmo, melodia e harmonia, e o desenvolvimento de habilidade de leitura e reprodução por meio da voz.

---

EBOOK: TRANSFORME SEU CONHECIMENTO MUSICAL NUM LIVRO DIGITAL
Natureza: Atividade Complementar
Docentes: Cláudia Elisiane, Márcia Costa
Horário: 6ª feira, 09h – 12h
Carga horária: 30h
Recursos: Google Meet, YouTube, Whats App, Instagram, OBS, Canva
Vagas oferecidas: 15 vagas para estudantes do Curso de Música; 5 vagas para estudantes de outros cursos

Ementa: Oficina destinada a apresentação dos elementos que compõem a criação de um eBook, desde a sua definição até o produto  final: definição do tema, organização, estrutura, ilustrações, diagramação, formato, publicação e comercialização.

---

PADRÕES DE ACOMPANHAMENTO AFRO-BRASILEIROS PARA PIANO
Natureza: Atividade de Extensão
Docentes: Simone Braga,
Horário: 2ª feira, 19:30/20:30; 5ª feira 19:30/20:30
Carga horária: 60h
Recursos: Google Meet, Facebook, Instagram
Vagas oferecidas: 15 vagas para alunos do Curso de Licenciatura em Música (pré-requisito: ter cursado Teclado I, II e III); 15 vagas para a comunidade interna e externa (pianistas, tecladistas e professores de instrumentos que toquem piano ou teclado).

Ementa: Esse curso objetiva abordar padrões de acompanhamentos do choro, samba-reggae e ixejá, executados em instrumentos de teclas (piano/ teclado). Por meio de atividades síncronas (Plataformas Google Meet e Instagram) e assíncronas (Plataforma Facebook), o curso se destina tanto para quem quer aprimorar a sua prática no instrumento, ao aprender a execução desses padrões, como também para quem já os toca, mas quer orientações de como ensiná-los, sendo também apresentados a materiais didáticos, elaboração de arranjos e de estratégias metodológicas a serem adotadas em aulas coletivas de piano/teclado.

FORMAÇÃO DE NARRADORES ORAIS: CONTA COMIGO!

Natureza: Atividade de Extensão
Docentes: Profa. Dra. Luciene Souza Santos e Profa. Dra. Maria Cláudia Silva do Carmo
Horário: 3ª feiras, 9h30/12:30; 5ª feiras, 9h30 às 12h30
Carga horária: 60h
Recursos: Ambiente Virtual de Aprendizagem (moodle), Google Meet, Zoom e redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube)
Vagas oferecidas: 10 vagas para servidores da UEFS (docentes e técnicos) e 20 vagas para a comunidade
Seleçao: Enviar carta de intenções para o email do Observatório de Contação de Histórias (observatoriodecontacao@gmail.com) no período que vai de 22/07a
27/07/2020 informando porque deseja cursar essa atividade de extensão.


Resumo: O curso aqui descrito é uma proposta do Programa de Extensão Observatório de Contação de Histórias em parceria com o componente curricular optativo do Colegiado de Música e objetiva LET683 - Tópicos especiais de estudo em música II, e visa fomentar a formação de narradores orais por meio de práticas artísticas que tenham como base a performance das poéticas orais em espaços virtuais. Ele tem duração de 60 horas e estabelece relação com componentes curriculares dos diversos cursos que agregam em seus projetos pedagógicos o fazer artístico de maneira transversalizada. Espera-se que por meio da Educação Online, em ambiências formativas diversas (moodle, google meet, zoom, instagram, facebook etc) estudantes da UEFS e membros da comunidade interna (servidores) e externa se constituam como contadores de histórias que narram em espaços virtuais e por isso, precisam compreender a linguagem da cibercultura, sem perder de vista o papel do Contador de Histórias em tempos adversos como os que atravessamos. Para isso, deverão promover a produção de objetos de aprendizagem que possam circular nas redes, tais como: áudiobook com podcast de do livro “Contos Tradicionais do Brasil” de Luís da Câmara Cascudo (Global Editora) e websérie com os contos do livro “Histórias da Terra do Sol” de Marco Haurélio e Wilson Marques (Paulus Editora), ambos, produtos finais do curso e parte do processo de avaliação que se estende ainda pelas atividades desenvolvidas de modo assíncrono no ambiente virtual de aprendizagem (moodle).


Recomendar esta página via e-mail: